Esse texto é para você, cliente, leitor e amigo, que quer construir mas não sabe por onde começar. A resposta é simples: ARQUITETA(O). Sim, a resposta é exatamente essa: entre em contato com um arquiteto para saber como tudo funciona. Não tente construir direto sem a possibilidade de ver como tudo ficaria antes da obra começar. Esse é o erro mais comum na atualidade.
O arquiteto é responsável por projetar. É um profissional que é mestre na comunicação, e que pega todas as informações que você tem dentro de si, e exporta para um papel ou para um programa no computador que entrega tudo que você precisa e ainda mais. É o arquiteto que vai entender a tua necessidade e tentar interpretar teus gostos, tuas características, tuas necessidades, e tuas condições.
Quando você encontrar um arquiteto que goste, passe algumas informações principais, e a partir daí, a mágica acontece. O arquiteto sempre vai precisar saber das seguintes informações:
Calma, vou te explicar todas elas.
Primeiro de tudo: é super importante nós sabermos a classificação do projeto, se é uma obra residencial, comercial, e assim por diante. Isso parece ser óbvio o bastante, mas quando estiver conversando com o profissional, tente deixar o mais claro possível.
O resultado esperado, nada mais é do que as referências que você já deve ter salvo aí no seu celular em alguma pasta. É super importante termos essa direção, pois assim conseguiremos identificar o que predomina entre as 20 imagens que você mostrar (rs). Além disso, é importante essa conversa, tanto para você, quanto para o profissional. Temos de saber onde queremos chegar para criarmos o caminho até lá.
O tamanho é algo que chega a dar calafrios nos clientes, não é mesmo? Geralmente os leigos não conseguem identificar se um ambiente tem 25 m² ou 50m², e está tudo bem também. O arquiteto com toda certeza vai te guiar nesse sentido. O que temos de saber é: em uma obra residencial, por exemplo, você quer x quartos, y salas, z banheiros, e mais uma piscina, uma área gourmet, um ateliê de costura e também um cinema. Aqui também já especificamos o próximo item, que é o programa de necessidades.
Não, você não precisa saber sobre estilos arquitetônicos. Acredita que já tive clientes com medo de falar comigo sobre isso por que imaginou que passaria vergonha por não saber? Está tudo bem. Não vamos problematizar. Apenas leve imagens de referência que nós arquitetos com toda certeza ajudaremos você a entender as suas preferências.
Os próximos dois itens são os mais importantes, no meu entendimento. Na minha experiência, o que mais deixa as pessoas insatisfeitas hoje é a projeção expectativa x realidade. Por exemplo, quero um projeto de uma casa que vai um milhão para construir, mas eu só tenho 250 mil. É a receita para a decepção. Sejamos realistas conosco e com os profissionais. Isso é o mais importante de tudo.
A urgência determina quanto tempo nós, os arquitetos, teremos tempo para desenvolver o teu projeto. Se teremos de virar noites a fio por conta do teu prazo, ou se podemos fazer tudo com calma, e que você entende sobre o processo criativo.
Essas informações são bem importantes se você nunca teve esse tipo de experiência antes, e espero do fundo do meu coração que tenha te ajudado.
Obrigada, e até a próxima.